Hoje venho trazer a resenha de um livro que ganhei de aniversário: Maus - A história de um sobrevivente
O que dizer gente? É simplesmente um livro que não dá para largar! Conta a história real de Vladek Spiegelman, um judeu polonês que "sobreviveu" aos campo de concentração de Auschwitz. O livro é todo em quadrinhos onde o autor encontrou uma forma de prender o leitor e fazê-lo sentir várias emoções ao mesmo tempo. Quem narra a história é o próprio Vladek ao filho Art (autor do livro) e engana-se que por ser em quadrinhos, MAUS (rato em alemão) é uma história fofa e bonita... muito pelo contrário. Os personagens são animais humanizados usados para distinguir as "raças". Os ratos são os judeus, os porcos são poloneses, os gatos são alemães e os cães, são os americanos.
Art Spiegelman majestosamente, contou as atrocidades cometidas pelo homem durante o holocausto, enquanto lia me senti muito mal por fazer parte dessa humanidade, como o ser humano pode ser tão cruel? Como as pessoas conseguiram sobreviver? Me coloquei no lugar deles o tempo todo e mesmo assim não consigo me imaginar saindo viva daquele local. É simplesmente triste demais esse capítulo da nossa história, quantos milhões morreram sem motivo, quantas famílias foram destruídas completamente? Não sei, não dá para contar. Vladek conta tudo o que aconteceu com ele nos anos de prisioneiro, é realmente uma história marcante, trágica e ácida, mostrando onde somos capazes de chegar com a luta pela sobrevivência.
Além de retratar os momentos vividos por Vladek nos campos de concentração, a história retrata também, a relação de pai e filho que não é nada boa, e por si só, já é tocante o bastante para nos fazer pensar.
Os desenhos de Art são simples, em preto e branco, mas é impossível não ser tocado, é possível sentir a emoção dos personagens através dos quadrinhos, o desespero, a angústia, a coragem, a esperança... Puxa, só lendo para entender do que estou falando. Quando terminei de ler, senti aquele "bolo" no estômago, uma vontade de chorar, sem conseguir compreender até que nível a maldade humana consegue ir. Mas também, penso, como foi possível esse homem chegar até onde ele chegou? Creio que a humanidade foi submissa a ele, por tanta coragem e garras para lutar. Então, se você não é fã de livros de guerra, se tornará fã de Vladek, um verdadeiro herói!
Me tornei fã no primeiro instante e recomendo àqueles que são apaixonados por história e tenho certeza que não vão conseguir parar de ler, vale a pena cada centavo investido e cada minuto gasto com a leitura!
Um beijo,
Nenhum comentário:
Postar um comentário