segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Visita ao local de intervenção - Complexo Multifuncional Vila Madalena SP

Bom dia pessoal!!

Hoje venho contar um pouco sobre a visita ao local de intervenção do nosso projeto. Após aprimeira etapa - Estruturação do projeto, era hora de conhecer o local pessoalmente para entendermos melhor como funciona a região, os fluxos de veículos e pessoas, além de detectar as potencialidades e problemas do entorno imediato.

Abaixo temos alguns registros desse dia super produtivo (e cansativo diga-se de passagem...rsrs):


(Edifício de gabarito alto em frente a estação Vila Madalena)

( Foto do entorno imediato da estação Vila Madalena - Rua Heitor Penteado)

( Foto da rodoviária)

(Foto da rodoviária)

(Cruzamento na Rua Heitor Penteado)

( Cruzamento na Rua Heitor Penteado)

( A região possui vários estacionamentos que no futuro poderão ser grandes empreendimentos)

Após a visita fizemos o levantamento dos problemas e potencialidades que encontramos no entorno do local de intervenção  e elaboramos um mapa esquemático baseado nos 5 elementos de Kevin Lynch do livro: A imagem da Cidade . 
  • Vias - “São canais ao longo dos quais o observador costumeiramente, ocasionalmente, ou potencialmente se move. Podem ser ruas, calçadas, linhas de trânsito, canais, estradas-de-ferro” (LYNCH, 1960, p. 47).
  • Limites - Os limites são elementos que configuram a"quebra da continuidade" de algum ponto da cidade. São considerados barreiras (rios, estradas, viadutos) ou ainda, praças lineares, ruas de pedestres, etc.
  • Bairros -  Na concepção de Lynch, bairros são: "...partes razoavelmente grandes da cidade na qual o observador “entra”, e que são percebidas como possuindo alguma característica comum, identificadora. (LYNCH, 1960, p. 66).  Neste ponto é importante esclarecer que a palavra bairro significa uma certa área que possui característica diferenciada, que permite identificá-la entre as demais. Ou seja, não é um limite administrativo, mas sim, um critério visual e perceptivo.
  • Pontos nodais - Já os pontos nodais são aqueles pontos estratégicos da cidade, são importantes focos de ir e vir de usuários. Podem ser considerados pontos nodais, estações de trem/ mêtro, cruzamentos importantes de vias, locais de encontro, locais com grande fluxo de pedestres/ veículos, praças, etc.
  • Marcos - São elementos pontuais, sua singularidade faz com que as pessoas o usem como um ponto de referência, podem ser, torres, edifícios, igrejas, esculturas, etc. Geralmente é utilizado pelos habitantes da cidade que a medida que conhecem o local, passam a usar esses elementos para se guiar de um ponto a outro.




E para finalizar o post, deixo o registro do grupo ARQFLY em ação na Vila Madalena:

TURMA ARQ214AN - UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS

GRUPO ARQFLY EM AÇÃO
Então é isso pessoal, fiquem ligados nos próximos posts! :D

                             
Miriam Kamazaki

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

5º Semestre - Estruturação do Projeto (1ª Etapa)

Boa tarde pessoal!!

Neste semestre o desafio é fazer o projeto de um complexo multifuncional localizado na estação da Vila Madalena em SP. A primeira etapa consistiu em separar os grupos, criar uma logo, fazer o cronograma de todas as etapas, distribuir as tarefas para cada integrante, além de criar padrões de diagramação, etc. E hoje, venho contar como se deu esse processo e os nossos resultados.

Nós somos o grupo ARQFLY e escolhemos esse nome devido a tradução da palavra Fly ser voar, pois acreditamos que podemos "voar" alto, ir além do que imaginamos com nossas ideias, criatividade e determinação. A logo, baseia-se justamente nesse conceito, onde temos um pássaro em posição de voo, simbolizando as infinitas oportunidades de "voar sem limites" que temos pela frente.


ARTE: Camila Ferreira ( integrante do grupo Arqfly)
Depois do nome e logo definidos era hora de criar nosso cronograma que irá nos orientar até o final deste semestre. Fizemos dois modelos, um mais artístico que ficou exposto no faculdade e outro em planilha para que cada um possa completar de acordo com o desenvolvimento de cada etapa.

Em grupo, definimos as melhores datas para encontro e desenvolvimento do trabalho.

Modelo em excel desenvolvido pela Camila Ferreira ( integrante do grupo Arqfly)
ARTE: Gabriela Almeida ( integrante do grupo Arqfly)

Por fim, mas não menos importante, decidimos o padrão de diagramação e apresentação do nosso trabalho, isso inclui, a logo, as cores e fontes utilizadas em todo o projeto.


ARTE: Camila Ferreira (integrante do grupo Arqfly)


A parte da arte e diagramação, ficou por conta da Camila, que possui maior conhecimento e habilidade no manuseio do CorelDraw, deixando o nosso trabalho mais maduro e profissional.

Integrantes do Arqfly:


  • Camila Ferreira 
  • Francesly Cruz
  • Gabriela Almeida
  • Isabelle Souza
  • Leonardo Garcia
  • Miriam Kamazaki
  • Sue Ellen Almeida
  • Thaís Santana

Então é isso, aguardem as próximas etapas!

Miriam Kamazaki