Enfim férias!!! Rsrs Mas não antes de postar o nosso projeto!
Bom, após as diversas análises, desenvolvemos um projeto que prioriza as relações humanas que o local pode proporcionar, a proposta de um complexo multifuncional que tem como princípio a integração de comércios / serviços / residência nos fez pensar em um projeto que integre também as pessoas que frequentarão o local, sendo um edifício convidativo misturando o público e privado de forma harmoniosa. Além disso, através dos nossos levantamentos, percebemos a falta de espaços de cultura e lazer na região, portanto, nosso projeto terá locais destinados a esse fim, promovendo maior comodidade aos moradores/frequentadores da região, não precisando se deslocar de metrô para participar desses atrativos. Em relação a pouca arborização na avenida principal, fez com que nosso projeto tenha muitas áreas verdes integradas ao edifício, melhorando a qualidade de vida dos seus usuários.
A partir dos conceitos definidos, temos como partido para o projeto, um edifício de térreo livre (público) onde as pessoas possam transitar a apreciar o local à vontade, ainda no térreo, queremos uma biblioteca pública personalizada que atraia visitantes enquanto aguardam a chegada dos transportes, além de uma pequena aglomeração de comércios que serão expandidos para os andares superiores, convidando as pessoas a conhecerem o restante do prédio. Jardins públicos e privativos também estarão presentes no projeto em vários pavimentos, além de espelhos d’água melhorando a umidade do ar, brises de controle de incidência solar, etc.
A área de intervenção escolhida foi o terminal rodoviário, a estação de metrô e as praças Américo Jacomino e Baronesa de Bocaína.
Durante as análises, percebemos a falta de comércios, serviços e áreas culturais no entorno da área de intervenção. Apesar da concentração de algumas lojas na Heitor Penteado,a maioria é voltada para manutenção de veículos, como mecânicas, postos de gasolina, borracharias, etc. Por conta disso, desenvolvemos um programa de necessidades voltado a lojas de diferentes seguimentos, escritórios e local de lazer e cultura, como academia, ateliers de arte, aulas de música, etc.
Abaixo, deixaremos algumas plantas do projeto:
Malha estrutural |
A malha estrutural adotada foi a 10mx10m, com lajes de concreto protendido.
(Planta de Subsolo - Estacionamento) |
(Planta pavimento térreo - Rodoviária, comércio e biblioteca pública) |
(Planta primeiro pavimento - Comércio) |
(planta segundo pavimento - Comércio) |
(planta terceiro pavimento - Cultura e Lazer) |
(planta quarto pavimento - Cultura e Lazer) |
(planta quinto pavimento - Serviços) |
(planta sexto pavimento - Serviços) |
E por fim, algumas imagens da maquete eletrônica, maquete física e apresentação :D
E para finalizar, uma foto da dupla com a cara da felicidade depois de um semestre cheio de desafios, superações e aprendizados. Só temos que agradecer <3
Miriam e Isabelle |
#ACOMPANHEM O BLOG ARQFLY: Para quem quiser ver os projetos dos outros integrantes do grupo, acesse agora o blog da Equipe ARQFLY <3
Miriam Kamazaki
Nenhum comentário:
Postar um comentário