Enfim, mais um semestre que termina e dá boas vindas às férias!
Graças a Deus concluímos mais uma fase dessa jornada que é ser arquiteto e nos preparamos para as que estão por vir... Quero compartilhar com vocês o nosso último trabalho (desafio) do 2º semestre da faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Dessa vez, a proposta era aplicar a técnica RETROFIT em uma casa aqui em Mogi das Cruzes do ano de 1922.
Primeiro, vamos esclarecer o que é retrofit:
"Retrofit aplica-se ao processo de revitalização de edifícios. Mais do que uma simples reforma, ele envolve uma série de ações de modernização e readequação de instalações. O objetivo é preservar o que há de bom na construção existente, adequá-la às exigências atuais e, ainda, aumentar a sua vida útil." Equipe de Obra
Ou seja, retrofit não é uma reforma em si, é uma revitalização, é adaptar o antigo ao moderno, sem perder a sua essência, suas características originais.
A proposta era manter as duas paredes principais da construção anterior e adaptar a nossa obra dentro daquele espaço. A edificação em questão, seria uma Casa Atelier do Artista, ou seja, seria um espaço onde teríamos uma galeria para expor os trabalhos dele (setor público), o atelier para a confecção de seus trabalhos (setor público / privado) e por fim, sua moradia, a casa do artista (setor privado).
Depois de explicado, é hora de mostrar o resultado:
Admito que não fiquei totalmente satisfeita com o resultado, tenho absoluta certeza de que poderíamos ter ido mais longe. Apesar dos elogios e da boa nota, sinto que faltou algo.
Infelizmente a arquitetura tem um lado ruim: O ego, o orgulho ferido. Mesmo já sabendo que nem tudo agrada todo mundo, tenho exercitado essa frustração na faculdade, e é difícil aceitar que nem sempre suas ideias são suficientemente boas e que existem trabalhos melhores que o seu. Venho tentando trabalhar com isso, sei que é um capricho, mas mesmo assim é complicado lidar e isso vale para quando eu estiver lá fora, exercendo minha profissão.
Mas é assim mesmo, faz parte da nossa formação para que no futuro seja mais fácil aceitar as críticas e as opiniões diferentes da nossa. Agora é só focar e se esforçar ainda mais para os próximos trabalhos! Que venha o terceiro semestre!!! <3
Nenhum comentário:
Postar um comentário