Hoje vim falar um pouquinho do nosso trabalho de conforto ambiental matéria ministrada pelo Professor Júlio Strelec (meu ídolo por sinal!). Bom, a proposta era falar sobre Fechamentos Opacos e apresentar uma casa sustentável.
Vamos começar falando sobre o que é Fechamento Opaco? De forma beeem resumida, são as vedações das edificações, vulgo paredes rsrs. Porém, uma simples paredes tem muitas funções importantes que nem imaginamos, começando pela proteção dos eventos externos, como também, para o conforto térmico e acústico (são eles os responsáveis por aquele ambiente "forno" que às vezes temos em nossa casa, aquela parede que fica quente o dia inteiro, sabe?), redução da insolação, etc etc. No mercado hoje, temos muitas opções de fechamentos opacos, como o drywall, vários tipos de revestimentos e materiais, entre outros.
Vocês podem ler mais sobre o tema neste site aqui: BRASIL ESCOLA
E a casa escolhida foi a Pop Up House da Multipod Studios, um escritório francês que propôs uma casa que pode ser construída em apenas 4 dias, utilizando da técnica de Legos, ou seja, o encaixe das peças com uma chave de fenda. A Pop-Up House possui 150m² e é um conceito inovador que objetiva desafiar a construção de residências passivas. Baixo custo, reciclável e não agride o meio ambiente, ela possui todas as qualidades das casas do futuro.Os materiais utilizados são madeiras de reflorestamento, revestidas com EPS - Poliestireno Expandido (que em sua fabricação não agride em nada o meio ambiente, é um produto 100% reaproveitável e reciclável). E além de todos esses benefícios, a casa ainda é termoacústica, ou seja, a Multipod encontrou um jeito de proporcionar essa abordagem a baixo custo, não são necessárias ferramentas especiais, a casa é montada usando materiais leves e recicláveis para rápida instalação.
Para mais informações, acesse o link: ARCHDAILY .
E enfim, fotos da nossa maquete:
O material utilizado foi:
- Metiê
- Madeira Balsa
Então é isso gente, mais um trabalho concluído :)
Um grande abraço,