Fonte imagem |
Olá meninas e meninoooos!
A partir de hoje, vamos começar a falar um pouco sobre o processo do financiamento da casa / apartamento próprio.
Assim como eu, acredito que muitas pessoas têm dúvidas sobre o processo de compra da primeira casa. E por isso, aqui no blog, vamos falar um pouco de cada etapa separada em 3 posts.
Começando pela SIMULAÇÃO:
# É comum as pessoas primeiro escolherem o imóvel e somente depois verificar se possui os recursos necessários para tal compra. E para evitar frustrações desnecessárias, começamos o financiamento pela simulação, que pode ser feita online nos sites dos bancos e nessa etapa não é necessário envio de documentação. Na verdade, a simulação serve para você ter uma base, mas é claro que conversando com o corretor, podemos ter mais opções.
A PROPOSTA
Feita a simulação e escolhido o imóvel, é hora de enviar a PROPOSTA DE FINANCIAMENTO. Vou contar um pouco como foi a nossa experiência.
Depois de olharmos a casa, direto com o construtor, ele pediu nossos documentos e disse que antes de mandar a proposta para o banco, nós passaríamos por uma análise de viabilidade feita pela própria construtora, dando um resultado positivo, encaminharíamos para o banco. E assim foi feito. No nosso caso, optamos por fazer o financiamento pelo banco SANTANDER, onde já éramos clientes e a construtora também, fora que estava com uma condição especial com taxa de 8,99% de juros para novos contratos.
Os documentos necessários para essa etapa são:
- Documentos pessoais (RG, CPF, Carteira de trabalho)
- Holerites dos últimos 3 meses
- Extratos bancários dos últimos 3 meses
- Imposto de Renda
- Comprovante de endereço
A análise de viabilidade não sei dizer se acontece em todos os casos. Mas após aprovada, os documentos foram encaminhados ao banco e a resposta vem em torno de 7 dias.
Se for positiva, vamos a próxima fase que é a análise de crédito. E essa, nós falamos em um outro post 😄
Grande abraço,
Até mais pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário