sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Resenha: A garota que você deixou para trás
A resenha de hoje é do livro: A garota que você deixou para trás de Jojo Moyes. Geente, essa mulher tem o dom de me fazer chorar (e mais meio milhão de leitores), porque vou te contar viu, depois que me recuperei de ler Como eu era antes de você, vem ela com esse livro e me faz derreter de novo :/
Sinopse:
"Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra.
Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo."
Bom, o livro é dividido em dois momentos: Um em 1916 onde conta a história de guerreira Sophie Lefévre e em 2006, onde conheceremos a viúva Liv.
Eu confesso que sou apaixonada por história do período do holocausto, elas me tocam profundamente, talvez por isso eu tenha gostado mais da primeira parte do livro, onde acompanhei de perto o desespero de uma mulher apaixonada que vê seu marido indo para guerra e desaparecer por anos. Sem saber se ele está vivo ou morto, ferido, doente e sempre sonhando com sua volta para que finalmente possam viver a vida juntos. Sophie era casada com Édouard Lefevré, pintor de sua época onde retratou a esposa num lindo e enigmático quadro que sobreviveu a guerra e em 2006 tem muito mais a contar. Liv, atual proprietária do quadro intitulado " A garota que você deixou para trás", é viúva e o ganhou do seu falecido marido, ela guarda com muito carinho a pintura de uma linda moça de cabelos ruivos e que a inspira por seu olhar determinado e misterioso. Até que um dia a família Lefévre surge após quase um século depois, reclamando a posse da pintura que hoje vale mais de 3 milhões de dólares. Mas com Liv veremos que nem todo o dinheiro do mundo compra a história magnifica por trás daquele objeto.
Esse livro é sensacional! Eu amei e chorei muitas vezes. Como disse lá em cima, a primeira parte me conquistou de cara, já a segunda, eu demorei um pouco a gostar mas quando finalmente a história engrenou, eu me apaixonei por Liv. Jojo mostra a história de duas mulheres lutando pelos seus sonhos e objetivos sem fraquejar quando duvidaram delas. É difícil escrever tantos sentimentos e emoções que passam por nós enquanto estamos lendo, mas com certeza eu recomendo essa leitura e acho que vocês vão adorar também!
Um grande abraço,
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016
Play movie - A estranha vida de Timothy Green
Hoje o assunto é filme. Estava eu curtindo o sábado, até que começou a passar um filme que eu nunca tinha ouvido falar antes, talvez vocês já tenham visto porque é de 2012, mas eu não. Mas, mesmo sendo "antigo", eu gostei tanto que tive que vir compartilhar essa dica para quem nunca assistiu: A estranha vida de Timothy Green, vamos à resenha?
Ano: 2012
Direção: Peter Hedges
Duração: 1h05min
País: EUA
"Um casal sem filhos enterra uma caixa em seu quintal, contendo todos os seus sonhos e desejos para uma criança. Logo, nasce Timothy Green, que, no entanto, é muito mais do que parece, trazendo com ele uma magia que vai mudar a maneira de todos sentirem o amor. Estrelado por Jennifer Garner, Joel Edgerton e Cameron C.J. Adams. A direção é de Peter Hedges."
O que eu achei:
Depois de anos tentando, eis que recebem o diagnóstico final: Não podem e nunca poderão ter filhos, essa notícia, apesar de esperada causa um baque enorme para o casal, eles se permitem sofrer por mais um dia, até que para finalmente aceitar o destino, decidem enterrar uma caixa de madeira com pedaços de papel escrito todas as qualidades, sonhos e desejos relacionados ao tão esperado filho que não poderiam ter.
Na mesma noite, uma chuva misteriosa traz um garoto sujo de terra chamado Timothy, que se sente muito a vontade com os dois adultos e logo passa a chamá-los de pai e mãe. Surpresos, eles tentam encarar de forma normal esse pequeno milagre em suas vidas e passar a amá-lo como o filho que sempre quiseram. Timothy era uma criança feliz, que via sempre o lado bom das coisas, porém tinha um grande segredo que ele fez tudo para esconder, pois não queria magoar os seus pais.
Delicado e emocionante, o filme trata de um assunto tão dolorido para algumas pessoas de forma leve e encantadora. No começo, achei que não seria lá essas coisas, mas acabei o filme chorando.. rsrs Neste filme aprendemos a importância do amor da família, lembrando que somos seres humanos e cometemos erros sim, mas com amor tudo pode se ajeitar. Além disso, Timothy mostra que ter fé é fundamental e se aceitar como é, é super importante.
https://www.youtube.com/watch?v=_vnfApZDHIY
Bom o que falar mais né gente? Super recomendo !!
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
Sanitário Masculino - Exercício primeira semana de aula
As aulas já voltaram e logo na primeira semana a tarefa é: Projetar um banheiro masculino público de acordo com a norma, tendo 3 sanitários, 3 lavatórios e 3 mictórios sendo que 5% destes, devem ser acessíveis.
Bom, com o intuito de ajudar estudantes que passam por vários desses trabalhos, desenvolvi um "check list" para a elaboração de um projeto de sanitário masculino. Eu fiz isso porque encontrei dificuldades na hora de começar a projetar, ainda mais de acordo com a norma, pois, são muuuuuitos detalhes que não podemos deixar passar. É tipo um passo a passo, e desde já me desculpo, caso exista algum erro, afinal não sou especialista no assunto, sou uma mera estudante que assim como tantos outros encontra dificuldades na vida acadêmica :)
Ahh, no final do post vou deixar os links onde vocês podem fazer o download das NBR 9050, NBR 9077 e Saneamento Básico .
Vamos começar?
- Elaborar croquis pensando na disposição das cabines, mictórios, lavatórios, entrada, etc.
- Calcular 5% do total ( 5% de 3 peças = 0,15 => 1 lavatório e 1 sanitário)
- Pesquisar na norma NBR 9050 as dimensões mínimas para cada item, inclusive o acessível.
- Cabine sanitário comum => Mínimo 1,20m²
- Cabine sanitário acessível => Aproximadamente 2,00x1,50m (verificar na norma).
8. Cuba Lavatórios: Mínimo 0,35x0,30 – Para acessíveis consultar página 113 da NBR 9050.
9.Colocar barras nos sanitários acessíveis.
10.Bancada : Mínimo 0,53m
11.Espaço mínimo para locomoção, considerando pessoas utilizando os lavatórios + corredor de acesso: 1,25m (Segundo o livro de Ergonomia de Julius Panero)
12. Não esquecer de colocar papeleiras.
13. Mictórios (Página 118):
14. Iluminação e Ventilação (Código Sanitário Estadual - página 10).: 1/8 da área do piso. E ventilação deve ser metade da superfície de iluminação natural.
15.Nos caixilhos e portas colocar o tamanho dos mesmos: LxH/P (Largura x Altura / Peitoril).
16.Colocar cotas de dimensionamento.
17.Colocar observações, como: Piso anti derrapante, etc.
18.CORTE: Fazer o corte normalmente, atentando-se sempre às alturas, posições dos objetos (devem coincidir impreterivelmente com a posição na planta baixa), revestimentos, etc.
E fim!! Ufa! Quem disse que projetar um banheiro é fácil? rsrs
Abaixo deixo o meu banheiro :
Bom, então é isso!
E para quem precisar, seguem links para fazer o download das normas:
NBR9050
NBR9077
SANEAMENTO
RESOLUÇÃO CONTRAN 304-08
LIVRO: DIMENSIONAMENTO HUMANO PARA ESPAÇOS INTERIORES - JULIUS PANERO - CLIQUE AQUI<3
Espero que essa matéria possa ajudar vocês!
Um grande abraço,
domingo, 14 de fevereiro de 2016
O paradoxo de nosso tempo...
Hoje, estava matando a saudade do meu antigo blog (miriamkamazaki.blogspot.com.br) e achei um antigo post com esse lindo texto e então quis reproduzi-lo aqui :)
Algo está errado conosco...
"Nós bebemos demais, fumamos demais, gastamos sem critérios, dirigimos rápido demais, ficamos acordados até muito mais tarde, acordamos muito cansados, lemos muito pouco, assistimos TV demais e rezamos raramente.
Multiplicamos nossos bens, mas reduzimos nossos valores. Nós falamos demais, amamos raramente, odiamos freqüentemente. Aprendemos a sobreviver, mas não a viver;
Fomos e voltamos à Lua, mas temos dificuldade em cruzar a rua e encontrar um novo vizinho. Conquistamos o espaço, mas não o nosso próprio.
Fizemos muitas coisas maiores, mas pouquíssimas melhores.
Limpamos o ar, mas poluímos a alma; dominamos o átomo, mas não nosso preconceito; escrevemos mais, mas aprendemos menos; planejamos mais, mas realizamos menos.
Aprendemos a nos apressar e não, a esperar.
Construímos mais computadores para armazenar mais informação, produzir mais cópias do que nunca, mas nos comunicamos menos.
Estamos na era do 'fast-food' e da digestão lenta; do homem grande de caráter pequeno; lucros acentuados e relações vazias.
Essa é a era de dois empregos, vários divórcios, casas chiques e lares despedaçados.
Essa é a era das viagens rápidas, fraldas e moral descartáveis, das rapidinhas, dos cérebros ocos e das pílulas "mágicas".
Um momento de muita coisa na vitrine e muito pouco na dispensa.
Uma era que leva essa carta a você, e uma era que te permite dividir essa reflexão ou simplesmente clicar 'delete'.
Lembre-se de passar tempo com as pessoas que ama, pois elas não estarão por aqui para sempre. Por isso, valorize o que você tem e as pessoas que estão ao seu lado."
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
Controlando suas finanças
Hoje vou postar um novo modelo de planilha para dar uma ajudinha na hora de manter nossas finanças em dia e em ordem! Eu sempre falo sobre esse assunto aqui no blog, ainda mais com a atual crise em que vivemos, não é bom bobear! rsrs
modelo
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Vamos economizar??? - Desafio 52 semanas
Hoje vim trazer uma dica que uma colega me passou e eu achei interessantíssimo! Eu e metade do mundo tem dificuldade em guardar dinheiro (e a outra metade, provavelmente não é deste planeta :x... kkk), mas piadinhas a parte, eu estava mesmo precisando de alguma técnica que me ajudasse a economizar, e eis que me aparece uma planilhinha bem fácil e eficaz para nos ajudar nessa árdua tarefa!
Bom, a ideia é o seguinte: Você irá guardar por semana, começando com R$ 2,00, depois R$ 4,00, R$ 6,00 e assim por diante durante 1 ano, ou seja, 52 semanas.
Como eu estou fazendo:
Primeiro, levei a ideia para casa e mostrei para o maridão. Ele adorou a ideia e resolvemos fazer essa tabela x2, ou seja, no final teremos o dobro, R$ 5.512,00.
E como todo mundo sabe, para quem nasceu pobre como nós, não é toda semana que você tem o dinheiro para colocar na poupança, ainda mais quando estiver perto do final, que chega até R$ 100,00 por semana. Então tivemos a ideia de somar as 4 semanas do mês e depositar metade no pagamento e metade no vale, assim, fica garantido o depósito. E para ajudar também, estamos guardando moedas e trocadinhos que sobre sabe? Assim, naquele mês apertado, podemos inteirar com o dinheiro mensal.
Nós adoramos a ideia e vamos nos esforçar para cumpri-la até o final do ano, se tornou a nossa meta de 2016.. rsrs
E para quem gostou da ideia de juntar em dois, vou deixar o modelo que fiz também:
Então é isso pessoal!
Gostam desse tipo de post? então dá uma olhadinha AQUI e AQUI e veja como eu gerencio minhas contas :)
Beijo,
____________________________________________________
Atualização de post:
Gente, olha só que legal, um leitor deixou uma dica para complementar o post e claro, vou dividir com vocês.
O Ramon do blog Simplificando Finanças (um blog muito interessante por sinal), disse que para ajudar nesse desafio, devemos colocá-la como uma despesa ordinária, ou seja, transformá-la numa conta mensal / semanal onde iremos nos programar para "pagá-la", assim você já vai estar preparado e não vai correr o risco de não sobrar nada no fim do mês.
E como ele ressaltou, o legal desse desafio é que mais importante do que poupar o que está na tabela, é criar o hábito de poupar, nem que seja um pouquinho por mês :)
E ai, gostaram da dica do Ramon? :D