Olá pessoas!!
Para quem não sabe, agora tenho uma coelhinha (
linda, maravilhosa, fofa) chamada carinhosamente de Lola <3
Acredito que muitas pessoas como eu, tem dúvidas sobre como cuidar de um coelho. O meu maior medo era a sujeira, que me falaram que era demais e o cheiro insuportável. Foi por esse motivo em específico que demorei anos para ter o meu.. rsrs
Maas, nas minhas andanças por pet shops, encontrei essa pequenininha, tão linda, tão fofa, tão aaaaaaaaaah que vontade de apeeertar!!!! Que tive que levar pra casa. E hoje, venho contar minha experiência com esse pequeno ser que agora faz parte da nossa família.
Itens básicos:
Os itens fundamentais na hora de levar seu coelho pra casa são: Gaiola, comedouro, bebedouro, ração, granulado higiênico. Não basta levar o coelho, é necessário o mínimo para seu conforto e higiene.
Alimentação:
A ração que o veterinário me recomendou é a Funny Bunny, por ser uma ração completa com vegetais e que ajuda na digestão dos pelos que ingerem ao se limparem. Para complementar, estou dando também folhas de couve manteiga, rúcula, agrião, cenoura, melão, etc.
Ahh, outro item muito importante, é o feno de boa qualidade. Comprei ontem e vou experimentar para ver o que a Lola vai achar.. rsrs
Obs.: Não é permitido verduras na cor verde clara, somente verde escuros. Caso contrário, o seu bichinho pode ir a óbito.
Higiene:
Essa é a parte que ninguém gosta. Mas vamos lá: a higienização é bem simples e deve ser feita pelo menos, duas vezes na semana. Eu estou usando granulado higiênico com cheirinho de erva doce. Parece com aqueles usados para gatos, mas é específico para roedores. É só forrar o fundo da gaiola com uma camada generosa e pronto. Mas quem quiser, pode misturar também a famosa serragem, ela ajuda absorver a umidade.
A única parte "ruim", é que eles escolhem um único lugar para fazer xixi, então, quase não dá tempo para o granulado absorver e deixar sequinho. O que eu faço, é retirar o excesso úmido e colocar mais granulados secos por cima.
Sobre o cheiro: O coelho não fede! O que fede é a má higienização da casinha deles. Se eu deixar uma semana sem limpar, vai ficar um cheiro muito forte, parecido com aquele cheiro que fica na cama depois de ser inundada pelo xixi do seu irmão mais novo.. rsrs É a mesma coisa de ter um cachorro e ficar uma semana sem lavar o quintal. Então gente, fiquem tranquilos que é intriga da oposição! haha
pelo menos até agora
A gaiola:
Sou a favor de deixar o bichinho solto, mas infelizmente eu não tenho um local adequado. Por isso, procuro deixá-la o máximo possível solta dentro de casa mesmo, mas mesmo assim, uma hora tenho que colocá-la na gaiola. Eu escolhi uma sem grelha embaixo, para não machucar as patinhas do bichinho. Tem um tamanho razoável para ela poder se locomover.
Saúde:
Pelo que li, coelhos não tomam vacinas. São bichinhos extremamente sensíveis a barulhos e sustos, tanto que podem morrer de infarto. Pelo menos foi o que me disseram, não sei se essa informação procede. Ah, e eles pegam pulgas sim, então é preciso ficar sempre atento, até porque não existe um remédio específico para coelhos.
Algumas observações:
Eu não sabia, mas os dentes dos roedores crescem durante toda a vida, por isso é necessário ficar de olho e levar ao veterinário para "serrar" quando necessário. Os brinquedinhos de madeira ajudam a gastar os dentinhos, fazendo com que demore um pouco mais esse procedimento.
Site legal:
Encontrei esse site e achei muito interessante, além de vender coelhinhos, tem muuuuuuitas dicas que nos ajudam bastante, então vou deixar o link para quem quiser ler mais sobre:
MINI COELHOS BABY
Então é isso pessoal!! Espero que tenham gostado :)